quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como anda sua mente ??




Veja essas fotos que coloquei. Achei muito interessante a idéia desse fotógrafo, tirou fotos com as fotos antigas, no lugar onde elas tinha sido tiradas.
Você pode até estar pensando aquela famosa frase : “Quem vive de passado é museu”.
Mas não é bem assim, existem coisas que aconteceram no passado, que foram de extrema importância pra você.
Existe um texto, que gosto muito, que é dito pelo profeta Jeremias.
O momento em que ele fala esse texto é muito complicado, pois ele estava vendo uma situação de calamidade em sua cidade, e isso faz com que o Profeta fique extremamente abatido.
Veja no capítulo 3, a forma como ele fala do que está sentindo:
4 Fez envelhecer a minha carne e a minha pele; quebrou-me os ossos.

9 Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.

10 Fez-se-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.

16 Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza.

17 Alongaste da paz a minha alma; esqueci-me do que seja a felicidade.

18 Digo, pois: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor.

Nossa! Consegue imaginar alguém feliz com esses pensamentos??
Claro que não.
Ele estava profundamente abalado.
Ele diz que até perdeu as forças e a esperança no Senhor.
Vamos dar uma pausa no texto e refletir nesta parte...

Já se imaginou numa situação de total desespero?
Como se não tivesse mais um caminho para seguir?
Sentindo-se pequeno e sem coragem ou força pra enfrentar?

Quantas situações encontramos, que nos fazem paralizar, e não ver nada além daquilo!
São várias as possibilidades, mas se você conhece a Deus, do sacrifício de Cristo por você, pense comigo, será esse o melhor pensamento??

Lembra do que diz em Filipenses?

No capitulo 4, verso 8... veja só:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."


Quando o Apóstolo escreveu, era pela necessidade do povo de Filipos, pois provavelmente estavam sofrendo, pois tinham o costume de não ter pensamentos verdadeiros, justos, puros...
Refletindo nisso, acontece muito hoje em dia, pois por poucas coisas nos afastamos do Senhor, e tudo por causa de um pequeno pensamento errado que invadiu nossas mentes.

Quando nos pegamos pensando mal de alguém, pronto, foi o bastante pra você ser alterado por completo, neste momento já não existe mais pureza, verdade, honestidade em seus pensamentos.

Será bom, ter maus pensamentos?
Pensando bem, são estes pensamentos negativos, errados, pessimistas, que nos fazem desistir, desanimar, enfraquecer...
A doença da depressão, por exemplo, na maioria das vezes é resultado de nada mais que pensamentos ruins.
Situações que levaram alguém a chegar num nível de desespero que fica sem saída, fica sem resolver seu problema e aquilo é guardado la na mente, quando acontece outro problema, novamente acontece, e a cada problema, um pensamento desanimador, negativo, fazendo com que aquilo tome conta do seu ser.

E quando você está longe demais para voltar, você se pega em total desespero, quando chorar faz parte da sua expressão de que você não consegue mais pensar.
O simples fato de alguém olhar diferente, já pode significar um imenso abismo se abrindo diante de você, e é quando o sentimento de fracasso toma conta de novo.

O que fazer?
Será que existe algo?
Existe.

O próprio Apóstolo já alertou, versículos antes,
Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!”.
Em momento difíceis, alegria é algo que pode passar muito longe, e era isso que Jeremias sentia naquele momento.

Desespero, medo, confusão, e no versículo 20 ele diz:
“A pensar nisso sem cessar, minha alma desfalece dentro de mim.”

Quando ele, depois de 3 capítulos falando sobre os problemas, que Deus tinha se esquecido deles, sem comida, estrutura, ele se sentia esmagado, se da conta de que, ao pensar nisso sem cessar, a todo instante, a sua alma se abatia dentro dele.

Não é isso que acontece mesmo?
Abate mesmo, e quanto mais pensamos nisso, mais abatidos ficamos.

E como resolver??
O próprio profeta fala no próximo versículo:

21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

As fotos do início do post, me fizeram pensar nesse versículo, momentos bons da vida, de alegria e entusiasmo são esquecidos pela maioria.
E por que não trocar os pensamentos negativos, por boas lembranças? Momentos em que você já viu os problemas sendo resolvidos, viu Deus agindo e te tirando do deserto?

É isso que o profeta fez, e logo depois da um exemplo de algo que renova as esperanças...

Quando olhamos para o Senhor:
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericóridas não tem fim; renovam-se a cada manhã.”

Deus é nossa maior fonte de esperança, pois dele podemos lembrar, que a cada dia que acordamos, sabemos que Ele foi misericordioso e nos deixou viver.
Quando você sabe o que Jesus fez na cruz por todos nós, tem um motivo gigantesco para ter suas forças renovadas, saber que o seu Deus, se fez homem e se entregou para morrer em nosso lugar!!

Tendo Ele em seu coração, você ganha a capacidade de falar não aos maus pensamentos, ao desespero, à depressão, e qualquer coisa que tente tirar sua paz.
Filipenses 4.6:
“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças”
Filipenses 4.7:
“E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.”

Traga à sua memória boas lembranças, bons pensamentos e entregue os problemas ao Senhor e ele o ajudará a resolvê-los, e terá então a paz de Deus.

"Esperança", Diante do Trono:
Que Deus o abençoe!




*Fonte das Imagens: http://dearphotograph.com/
"Quando as feridas
Do meu coração não querem sarar
E me atrapalham a visão
Tuas promessas são tão grandes
E as lutas querem me esmagar
Oh, meu Deus! Ajuda-me a avançar"

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB