terça-feira, 12 de março de 2013

Anunciando o evangelho através do amor




Para iniciar vamos ler o que está escrito em Romanos 13. 8-14

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, 
exceto o amor com que vos ameis uns aos outros;
 pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.
Por isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não pratica o mal contra o próximo; 
de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
E digo isto a vós outros que conheceis o tempo:
 já é hora de vos despertardes do sono; 
porque a nossa salvação está agora mais 
perto de nós do que quando no princípio cremos.
Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos,
 pois, as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz.
Andemos dignamente, como em pleno dia;
 não em orgias e bebedices, não em impudicícias
 e dissoluções, não em contendas e ciúme.
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, 
e nada disponhais para a carne no tocante as suas concupiscências.”
A bíblia é muito clara quando trata do amor ao próximo, a palavra de Deus enfatiza que o amor é um Dom supremo, ou seja, algo divino, que pertence a Deus, e que vem de Deus. Em gênesis a palavra fala: e viu Deus que isso era bom, o amor também foi Deus quem criou, e por isso é bom.
Desde o princípio a palavra fala que temos que amar uns aos outros (1 João 3:11 Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros. ), como o Senhor falou para Moisés, amar o próximo como amamos a nós mesmos, ou seja, sem fazer ou desejar o mal para o outro  
Nesse trecho de romanos, observamos Paulo falando sobre o amor em 3 versículos, e fica muito claro entender que o cumprimento da lei é o amor, quando amamos ao nosso próximo deixamos de praticar o mal contra ele.
Nos outros 3 versículos seguintes o Senhor continua falando conosco através de Paulo, deixa de certa forma de falar do amor e nos exorta dizendo que o dia está próximo
Paulo escreve para despertar—nos do sono, e logo em seguida ele adverte: Vai a noite e vem chegando o dia, ele não fala no sentido cronológico do tempo, conforme nós conhecemos, dia e noite, ele fala no sentido de Jesus ser a luz do mundo, e conforme a promessa que foi feita, a volta de Cristo, em 1 João 2:8 diz: Toda via, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas se vão dissipando, e já a verdadeira luz já brilha. 
A vinda do filho de Deus está próxima, por isso é que devemos ouvir o que Deus quer nos falar através de sua palavra, temos que revestir das armaduras da luz, quando mais firmes e praticantes da palavra de Deus, ficamos mais distantes das ciladas do inimigo.
Os crentes em Cristo Jesus não devem temer a volta de Cristo, mais com a chegada do fim devem ser motivados a viver piedosamente, amando a Deus acima de todas as coisas.
Não é fácil na prática amar a Deus sobre todas as coisas e tampouco amar ao nosso próximo como a nós mesmo, o único que conseguiu chegar ao ápice do amor a Deus e ao próximo foi Jesus Cristo, por isso devemos seguir o exemplo dele, conforme fala no versículo 14 devemos revestir-nos de Senhor Jesus.
O livro de gálatas fala que aqueles que foram batizados em Cristo Jesus foram revestidos de Cristo, a palavra revestido quer dizer coberto, envolto por Cristo.
Deus nos deu um exemplo de vida e de amor, Ele entregou seu próprio filho para dar a vida por nós, e Ele nos ensina que devemos dar a vida pelos irmãos como Cristo nos deu.
Interessante analisarmos que em João 13:34 a palavra fala - Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 
Apesar de a palavra citar como novo mandamento, esse não é um mandamento novo, houve uma mudança no elemento, partindo desse ponto que a palavra coloca-nos como um novo mandamento, em relação ao que já foi escrito em levíticos ainda no velho testamento, o que mudou foi a palavra amarás o teu próximo que passou a ser amarás uns aos outros e a parte que diz como as si mesmo no qual foi alterado para como eu vos amei.        
Amar aos outro como a nós mesmo já é uma tarefa bastante complicada, quando pensamos em amar como Deus nos amou se torna ainda maior a responsabilidade sobre nós, visando que Deus conseguiu cumprir esse mandamento quando veio ao mundo como homem, e nós somos feitos a imagem e semelhança Dele.
Difícil no mundo em que vivemos hoje é deixarmos nossos afazeres rotineiros para atender a necessidade de um irmão, porém a palavra é clara, o dia está próximo e o maior mandamento é 1 João 3:23 – Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. 
Se cremos em Cristo o primeiro passo já foi dado, precisamos amar ao nosso próximo para que consigamos cumprir o mandamento como Deus nos ordenou
Jesus anunciou o evangelho para mundo e uma das formas Dele anunciar o evangelho foi através do amor, talvez você não saiba pregar, cantar, tocar, dar aula, mais você sabe amar. Você não precisa ir para outros países, outros estados, tampouco para outras cidade, você pode amar a pessoa que está do seu lado, seus amigos, familiares, você pode amar, na igreja, na rua, no trabalho, em casa ou na escola. Mais não deixe a oportunidade de anunciar o evangelho através do amor, porque esse foi o maior dom que o Senhor nos concedeu.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Assinatura Jovem | by TNB